quarta-feira, 23 de maio de 2012

O avanço do diabetes no mundo, segundo a OMS.

  • PDF
Um comunicado da Organização Mundial da Saúde do dia 16 de maio de 2012 deu destaque ao crescente problema das doenças crônicas.
Um em três adultos no mundo, segundo o comunicado, tem pressão alta, uma das causas de metade das mortes por acidente vascular cerebral e doença do coração. Um em 10 adultos tem diabetes.
Este comunicado evidenciou o dramático aumento em condições que desencadeiam doenças do coração e outras doenças crônicas, particularmente em países subdesenvolvidos.
Pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde mostrou as estatísticas anuais de 194 países, a percentagem de homens e mulheres com valores elevados de pressão e glicose no sangue.
O comunicado destaca que a prevalência média de diabetes no mundo está em 10% da população, embora muitas regiões, como as ilhas do Pacífico, esse valor chegue a 33%. Sem tratamento o diabetes é causa de doença cardiovascular, cegueira e insuficiência renal.
A obesidade é também um tema em destaque. Em muitas regiões do mundo a prevalência de obesidade dobrou entre 1980 e 2008. Hoje, meio bilhão de pessoas no mundo (12% da população mundial) são consideradas obesas.
Em todas as partes do mundo as mulheres são mais predispostas à obesidade que os homens e assim estão em maior risco de diabetes, doença cardiovascular e alguns tipos de cânceres.
As doenças crônicas atualmente causam quase dois terços de todas as mortes no mundo.
No Brasil, estudo recente realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
No Brasil ainda, baseado em estudos regionais de prevalência de diabetes tipo 2 e atualizando os dados para o CENSO IBGE 2010, a Sociedade Brasileira de Diabetes considera que 12.054.824 é o número estimado de diabéticos.
A íntegra do documento divulgado pela Organização Mundial da Saúde sobre estatísticas mundiais sobre hipertensão arterial, diabetes e obesidade pode ser vista em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário