quarta-feira, 25 de maio de 2011

Osteoporose

 Previna-se contra a osteoporose Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa. Algumas dicas podem ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose: A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos). O mais correto é procurar o seu endocrinologista para maiores esclarecimentos e conviver de froma saudável com a Osteoporose. Controle, Dieta e Medicação poderão ser necessários e só existe um tratamento completo : Aquele prescrito pelo seu Endocrinologista ou outro médico especialista no assunto.
Abraços.

Compreendendo o Diabetes .

Por algum motivo o pâncreas deixa de fabricar a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentá-la. Sem glicose as células ficam famintas e, começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.
Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pâncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não conseguimos descobrir a causa. Mas, sabemos que em qualquer das situações, o pâncreas não está funcionando corretamente. Seja não fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), seja fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes não insulino-dependente).
A diabetes é uma doença crônica. Ela não tem cura mas tem controle com o uso da medicação correta.
O não controle da diabetes leva a pessoa a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes como rins, olhos, cérebro pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.
Por isso, cuide-se. Tome sua medicação corretamente, faça dieta, evite açúcares, doces, etc. Coma verduras, legumes, saladas, cereais, alimentos integrais e não deixe de realizar atividade física.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reunião : Tema Tireóide / Gravidez pelo Dr. Rodrigo Mendes



Foi mais um grande encontro de espscialistas. Cada um contribuiu de sua forma espontânea e habilidosa, falando do tema de forma clara e objetiva. Ficamos muito felizes com a presença da Dra SHEILA MAMEDE de Nova Iguaçu, que chegou, chegando, se integrando plenamente e participando muito. Foi muito especial. Espero que possamos ver esse grupo todo reunido por muitas vezes em 2011. Voces são profissionais do mais alto gabarito, comprometidos e muito, muito simpáticos. Obrigado poe me permitirem estar presentes com vcs.
Abraços e boa semana a todos : TUNINHO .

quarta-feira, 18 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novo evento em 18/05/2011

Estaremos juntos na Quarta feira, 18/05/2011, as 20h, discutindo mais um tema interessante em Endocrinologia. Teremos convidados ilustres.....aguardem !

Vários Temas científicos.... entre outros....







Trabalhamos na Baixada Fluminense / Rio de Janeiro



Em 2011, iniciamos com o Tema : Cirurgia Bariátrica ( Restaurante MIO )





Muitos Convidados para trocar experiências e conhecimento.










Diversos Temas abordados ao longo de 2009 e 2010.







Restaurante Giuseppe Grill - Leblon.


Iniciamos em Março de 2009

De forma inovadora , integrada , ética e profissional, um grupo de Endocrinologistas da Baixada Fluminense, procurou se organizar , para discutir propostas, casos clínicos e estratégias de atuação, objetivado melhor qualificar o atendimento dos pacientes que necessitam de uma avaliação por parte da Endocrinologia da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Surgia então o Grupo Endobaixada, sob a coordenação da Dra. Luciane Bastos e fruto de um trabalho bastante participativo de diversos colegas médicos da área. Sempre de forma profissional porém lúdica e agradável, faziam-se reuniões científicas trimestrais, abordando sempre temas mais frequentes, de casos que apareciam em seus consultórios e que mereciam uma atenção especial, para sempre valorizar o tratamento e qualificar ainda mais a vida de seus pacientes. Essas reuniões tem um caráter de atualização, pois além da discussão de casos clínicos, sempre é apresentado o Tema em forma de aula, para uma atualização de novas tendências aos tratamentos em diversas áreas da Endocrinologia.

2 Encontro do Grupo Endobaixada

Estaremos juntos em 18/05/2011, no Restaurante Salitre, em Ipanema, situado a Rua Barão da Torre, 632.
Na oportunidade, teremos mais um encontro do Grupo, onde abordaremos temas relacionados à Endocrinologia, através da troca de experiências clínicas e aula de atualização em assunto definido previamente pelo grupo. Teremos abordagem referente ao Diabetes Mellitus tipo 2.