sábado, 20 de agosto de 2011

Homenagem do Grupo Endobaixada a chegada de uma linda criança.


Juntem-se a todos nós para dar as boas vindas a Cecília, desejando a ela e a família, um mundo feliz e que seus sonhos possam se tornar realidade. Muito linda não acham ?     Felicidades ao Papai e a Mamãe.!
beijos do time Endobaixada

quinta-feira, 18 de agosto de 2011










Pelo Tratamento da Obesidade

Diversas entidades científicas continuam se manifestando, através de artigos e publicações em sites, contra a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, de cancelar o registro da sibutramina e dos medicamentos anorexígenos no Brasil.
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a ABESO, publicou, recentemente, um artigo assinado pelo Dr. Alfredo Halpern. Com o título O Lobo e o Cordeiro (ou a Anvisa e Nós), o texto foi publicado no Jornal da Tarde, em São Paulo.
A Associação dos ex-alunos do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (ASSEX) publicou, em sua revista impressa, um artigo, assinado pelo Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM. Intitulado Anorexígenos: Incompreensão e Preconceito, o texto fala sobre o preconceito em relação à obesidade, afirmando que ele transcende os limites das relações sociais e contamina o pensamento científico".

Eventos Próximos:

 

Aulas de extrema importancia clínica com discussão de casos clínicos em um ambiente agradável e elegante. Esse é o Grupo Endobaixada. Em setembro teremos um novo encontro....abraços



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Exame dos Pés

Pesquisa feita pelo site da SBEM mostra que a maioria dos pacientes com diabetes não têm seus pés avaliados durante consulta médica.  De acordo com os dados, esse número chegou a 59.8%. O levantamento mostrou ainda que 8.4% das pessoas têm seus pés examinados a cada 6 meses, 9.2% ocasionalmente, 15.4% em toda a consulta e 7.1% apenas uma vez por ano.
 
O “pé diabético” é uma complicação crônica do diabetes, caracterizado por infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores. Elas começam a ocorrer, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas por um longo período de tempo. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação do membro. A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar problemas, pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 devem passar, regularmente, por uma avaliação dos pés.

Medicamentos Antiobesidade

No dia 28 de julho, SBEM e ABESO participaram de mais um debate sobre a recomendação da ANVISA de retirada dos medicamentos anorexígenos e da sibutramina do mercado brasileiro. A reunião aconteceu na Academia Nacional de Medicina e teve como objetivo principal obter um parecer oficial da Academia sobre o tema.

A primeira a falar foi a representante da ANVISA – Dra. Maria Eugênia Cury – Gerente do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – NUVIG. Ela apresentou um breve histórico sobre as discussões e explicou os motivos que levaram a Câmara Técnica a recomendar a suspensão dos medicamentos, citando o estudo SCOUT.

Em sua apresentação, Dr. Ricardo Meirelles, representando a SBEM, ressaltou que uma perda pequena de peso já pode ser considerada importante, uma vez que diminui o risco de desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão. “A perda de peso é eficaz quando é maior ou igual a 1% ao mês ou pelo menos 5% de três a seis meses. Nosso objetivo principal não é levar o obeso a seu peso ideal, mas sim reduzir seu peso para que ele possa evitar o aparecimento de muitas doenças”, afirmou. O especialista explicou ainda como é recomendando o tratamento da obesidade.  “Num primeiro momento, indicamos as mudanças no estilo de vida, na alimentação, mas nem todo mundo consegue isso facilmente, e o tratamento farmacológico ajuda muito no tratamento da obesidade”, explica. “Na prática clínica, se uma pessoa não corresponder ao medicamento, nós mudamos o método. Sabemos que a sibutramina não é indicada para todos, mas não podemos proibir o uso para o paciente que se dá bem com o medicamento”, disse.

Logo depois, Dr. Amélio de Godoy-Matos, representando a ABESO, apresentou estudos que comprovam a eficácia e segurança dos medicamentos e afirmou que a grande maioria dos medicamentos apresenta riscos. Em sua conclusão, o especialista relembrou que a obesidade é uma doença com bases genéticas e afirmou que os medicamentos não representam razão risco/benefício maior do que diversas drogas de uso comum.

Ao final das apresentações, foi aberto o debate aos membros da academia e os participantes fizeram suas considerações finais.

Pioglitazona Retirada do Mercado

Pioglitazona Retirada do Mercado
A EMA (European Medicines Agency) informou que a Agência Francesa de Medicamentos decidiu suspender o uso da pioglitazona no país. A decisão foi tomada após publicação de um estudo que afirma que pessoas que utilizam esta medicação estão mais sujeitas a ter câncer de bexiga. A EMA deve revisar os dados disponíveis e recomendar as ações apropriadas na União Europeia.
Da mesma forma, as principais sociedades médicas emitiram parecer sobre o anúncio feito pela Food and Drug Administration EUA (FDA). De acordo com o anúncio da FDA, informações sobre este risco serão acrescentadas às bulas de medicamentos contendo pioglitazona.
Em resposta ao comunicado do FDA, The Endocrine Society, a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos e a American Diabetes Association recomendam aos pacientes que estejam se tratando com qualquer combinação de medicamentos que inclua a pioglitazona, para continuar a tomá-los, a não ser que o médico responsável oriente o contrário. Suspender o remédio para diabetes pode resultar em níveis mais elevados de glicose no sangue que podem causar sérios problemas de saúde a curto prazo e podem aumentar o risco de complicações relacionadas ao diabetes a longo prazo.

Evento sobre Diabetes Gestacional em 20 de julho de 2011